Caldo de legumes caseiro – quanto menos industrializado, melhor

caldo de legumes

caldo de legumes

Todos sabem que os caldos industrializados são uma bomba de sódio e outros aditivos artificiais, extremamente prejudiciais à saúde. Por isso apresentamos essa receita de caldo de legumes caseiro, simples, nutritivo e que sai super baratinho pra fazer, porque você pode utilizar as sobras dos vegetais das suas preparações diárias.

Aqui, no Mania de Cozinha, nossa meta é fazer você se manter sempre motivado a cozinhar mais e melhor, com os ingredientes que possui em casa, evitando desperdícios e extraindo o melhor de cada receita.

Então, aqui vai uma sugestão de caldo de legumes caseiro e natural, que você pode congelar e ir usando conforme necessitar. Use em ensopados, risotos, molhos, etc.

A primeira dica é: não desperdice nada!  Para esse caldo de legumes vamos usar tudo o que normalmente “descartamos”.

Utilize um saco plástico próprio para freezer, e vá guardando nele tudo o que sobrar de suas preparações. Por exemplo: talos e folhas de brócolis e couve flor, aquela cebola que está querendo passar do ponto, a cenoura que está murchando, salsão (tanto o talo como as folhas), alho poró, cebolinha e salsinha, etc.

Guarde no freezer, e quando tiver uma quantidade significativa de legumes, retire para cozinhar o caldo.

Vamos fazer o caldo de legumes??

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, junte todos os legumes que você congelou anteriormente, e adicione duas ou três folhas de louro, e mais algumas ervas de sua preferência ( faça um bouquet com tomilho, alecrim, manjerona, etc). Acrescente 2 litros de água ou o suficiente para cobrir os vegetais. Deixe ferver e cozinhe por pelo menos, 30 minutos.  Não se assuste, ele vai reduzir bastante.

Espere esfriar, e use como quiser. Ou você pode congelar em pequenas porções e usar conforme necessidade.

É saudável, prático e  você ainda economiza 🙂

 

Faça também: “Molho pesto de manjericão e rúcula”. Clique AQUI.

Deixe seu Comentário