Utensílios para cozinha indispensáveis – top 12

utensílios para cozinha

utensílios para cozinha

Estes utensílios para cozinha que mencionaremos abaixo são indispensáveis para quem tem mania de cozinhar.

Quem gosta de cozinhar não abre mão do seu “arsenal” básico pois sabe que se faz necessário muitos utensílios de cozinha para facilitar a vida de quem passa horas preparando refeições.

Assim como não pode faltar travesseiros e lençóis no dormitório, toalhas e lixeira no banheiro e almofadas na sala, alguns utensílios são indispensáveis na cozinha. Para quem quer praticidade na hora de preparar os alimentos e de fazer as refeições, é preciso montar uma listinha básica antes de ir às compras dos utensílios ou de montar uma lista de presentes para Chá de Cozinha. Esses utensílios de cozinha são realmente indispensáveis.

Confira a seguir uma lista com 12 utensílios  de cozinha indispensáveis, para inspirar você. #ficaadica 😉

Utensílios para cozinha – top 12

Conjunto de Panelas: inox, alumínio ou antiaderente, é fundamental ter um conjunto básico, com pelo menos: duas panelas com cabo e tampa – tamanhos médio e pequeno, uma panela grande com tampa, uma leiteira e duas frigideiras – uma grande ou média e outra pequena. Existem panelas para preparos específicos que também são muito boas de se ter em casa, como é o caso da cuscuzeira (para cuscuz), panela de barro (ensopados e moquecas) e da panela de cobre (doces).

 Panela de Pressão:  a panela de pressão é uma “mão na roda” pois prepara os alimentos com muito mais rapidez. Além disso, hoje em dia podemos encontrar modelos com travas bem mais seguras, então não precisa ter medo ao manuear a bixinha, pois ela reealmente facilita a vida, viu.

Assadeiras: É bom ter pelo menos duas assadeiras retangulares, nos tamanhos grande e médio, para tortas ou lasanhas, uma redonda para bolos, tamanho médio (com furo no meio – pois também serve para pudim) e outra para pizzas.

Conjunto de facas: Um kit básico deve conter – Faca do Chef (aquela maior, também conhecida como “facão de cozinha”), Faca para pão (é grande e a lâmina de corte é em formato de serrinha); Faca de legumes (ela é um pouco menor e possui a ponta bem afiada, tem o formato semelhante ao de um canivete).

Tábua de Carne/Legumes: Este é um utensílio indispensável, realmente. Recomenda-se que não se use a de madeira, pois ela tem mais chances de causar contaminação devido à dificuldade de higienizá-la completamente. A tábua de plástico pode ser a melhor escolha, mas a de vidro também cumpre o seu papel.

Vasilhas de plástico ou vidro: Elas servem para armazenar carnes temperadas no congelador, para guardar sobras de alimentos na geladeira ou mesmo para armazenar cereais no armário. As que são específicas para micro-ondas podem ser ainda mais práticas, pois vão da geladeira direto para o aquecimento. Vai por mim, sem vasilhas de plástico ou vidro fica quase impossível organizar os alimentos.

Colher de Pau, Bambu ou Plástico: Para mexer os alimentos durante o cozimento, o ideal é usar esse tipo de colher, para que não danifique a panela (se for antiaderente principalmente), nem solte resquícios de alumínio no alimento. Assim como a tábua de madeira, não é aconselhável o uso de colher de pau, por causa do riscos de contaminação. Para substituí-la, opte pela de bambu (que possui propriedades auto desinfetantes) ou a de plástico que é fácil de higienizar.

Espremedor de alho: Ninguém merece ficar com cheiro de alho em baixo da unha, aff. Esse utensílio é fundamental no preparo de molhos e temperos, pois deixa o alho em pedaços miudinhos. Além disso, os espremedores de alho mais populares possuem também um cantinho para remover caroço de azeitonas. Muito prático e útil.

Ralador: Geralmente o ralador possui quatro lados, com lâminas de diferentes formatos. Serve para ralar queijos e verduras, e também para cortar batatas em fatias bem finas, outros vegetais também podem ser ralados, mas aí depende do modelo do ralador.

Utensílios/ Para servir

Conjunto de Pratos: A quantidade vai depender do número de moradores e de pessoas que costumam receber em casa. Em geral, um conjunto básico contém 20 peças, sendo 4 pratos fundos (para sopa), 4 pratos rasos, 4 pratos para sobremesa (menores), 4 xícaras e 4 pires.

Copos: Os mais básicos são os copos para água, champanhe e vinho. Além dos copos de vidro, é bom ter alguns de plástico ou acrílico, principalmente se tiver crianças em casa ou se for receber a visita de amigos com filhos pequenos.

Tigelas e Travessas: Elas podem ser de vidro, cerâmica, madeira ou inox. São fundamentais na hora de servir os alimentos na mesa. As tigelas são redondas e fundas, enquanto as travessas podem ser redondas, retangulares ou ovais. Fazem toda a diferença na hora de servir aquele almoço pra família no domingão.

Dica

E a melhor dica que eu posso dar é: pesquise bastante preços , pois normalmente varia bastante, e a internet tem sido uma ótima aliada quando o assunto é venda de acessórios para casa.