Temperos e especiarias: enriqueça ainda mais suas preparações

temperos e especiarias

temperos e especiarias

Os temperos e especiarias temsabores muito distintos e normalmente causam dúvidas na hora de serem usados.  Elas proporcionam sabores diferentes na comida, e também são usadas nos medicamentos, óleos e perfumes. Elas possuem fundamental importância na Gastronomia, pois acrescentam muito sabor quando usadas na preparação dos pratos. Elas dão sabor e aroma que alteram e completam o sabor dos alimentos. Isso claro, se for bem harmonizada.

Normalmente temperos e especiarias causam uma certa insegurança, por apresentarem um sabor bastante acentuado e marcante, então o conselho que podemos dar é: arrisque-se! Comece com os mais simples para ir acostumando o paladar, e depois faça suas experiências para saber quais são suas prediletas. Abaixo preparamos uma relação de especiarias com suas definições e dicas de uso, aproveite !

Temperos e Especiarias mais usadas:

Açafrão: famoso por ser um dos ingredientes da Paella, o açafrão é o pistilo da planta açafrão, que é colhido a noite antes que as abelhas ou passarinhos o levam embora.

Alecrim: erva muito aromática que possui um perfume doce e fresco. Ideal para usar com carnes, ensopados, aves, peixes, molhos e etc.

Aniz Estrelado: fruta que possui a forma de uma estrela, e possui um aroma forte e um pouco amargo. Usado para aromatizar pratos e bebidas.

Cardamomo: fruto ou semente da família do gengibre muito usado em sopas, fígado, porco, e para aromatizar bebidas, caldos e molhos.

Cominho: semente marrom, com gosto forte e único, muito usada em molhos de carne, peixe, legumes, queijo e carnes.

Cúrcuma: É a raiz da planta da família do Gengibre, e possui coloração forte amarela. É conhecida também como açafrão da terra.

Curry: é uma mistura de vários condimentos, inclusive a cúrcuma. Muito usado carnes, aves, peixes, molhos, arroz e etc.

Louro: folha bastante aromática, com rosto marcante, e por isso precisa ser usada com cautela. Ideal para usar no feijão, em molhos, assados, ensopados e etc.

Noz Moscada: Pode ser encontrada em semente ou em pó. Possui um gosto marcante e bastante aromático. Ideal para doces, sobremesas, bolos e até mesmo em carne.

Páprica: é o pó extraído do pimentão vermelho doce. Possui a característica de fornecer cor e sabor.

Sálvia: folha de sabor forte e único, muito usado com carnes, em molhos e etc.

Tomilho: erva muito usado hoje em dia, que deixa eu sabor marcante da comida. Ideal para molhos, carnes, peixes, aves e etc. Combina muito bem com carne de porco.

Pimenta do Reino: Seus grãos são secos e moídos, e seu sabor picante deriva da substância conhecida como piperina. Usada em praticamente tudo.

Cada região do mundo possui a especiaria mais usada, e por isso a lista delas é extensa. Desde que use da maneira correta, as especiarias sempre irão melhorar e muito o gosto de um prato. É necessário sempre ter cautela ao usa-las, pois se colocada demais, o gosto domina todo o prato.

Manter as especiarias em grãos é sempre a melhor opção, pois conserva mais o sabor e o aroma. O ideal é sempre triturá-las na hora.

Turbine a sua cozinha com essas especiarias potentes e deliciosas.

Você sabia que o chá de algumas dessas especiarias tem a ação termogênica? Saiba mais lendo um artigo que preparamos sobre o assunto clicando AQUI.