Quiche de Cebola com Legumes

Quiche é um tipo de torta, com recheio a base de ovos e creme de leite. Em sua versão original, leva bacon como ingrediente principal, mas você pode ficar a vontade pra usar o que tem na geladeira, ou fazer adaptações de acordo com seu gosto. Essa quiche de cebola é um pouquinho diferente…

O bom é que o creme fica tão levinho e delicado, que cai bem com qualquer ingrediente que você agregar à receita.

Eu investi em itens que já estavam na minha despensa, e na geladeira, pra aproveitar sabe?

Veja como é fácil essa quiche:

Ingredientes da massa:

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de chá de sal

5 colheres de margarina ( ou manteiga)

8 colheres de água gelada  ( ou quanto bastar )

Modo de preparo da Massa: 

Em uma tigela, adicione a farinha, o sal e a margarina, e misture com a mão mesmo, até formar uma farofinha. Neste momento, vá adicionando a água colher por colher, até que desgrude da mão. Use uma fôrma de fundo removível, espalhe toda a massa pelas laterais e pelo fundo, até cobrir toda a fôrma. Faça furos na massa com a ajuda de um garfo, para o vapor sair enquanto assa. Asse em forno pré-aquecido 180º por 10 minutos.

Ingredientes do recheio:

1 caixinha de creme de leite

3 ovos ligeiramente batidos

1 xícara de leite

1 seleta de legumes

sal e pimenta a gosto

1 cebola grande picada em meia lua

2 colheres de queijo gorgonzola picado em cubos ( pode substituir pelo queijo de sua preferência )

Modo de Preparo do recheio: 

Em uma panela, refogue a cebola até que ela comece a dourar, agregue a seleta de legumes, o queijo, o sal e a pimenta e cozinhe por 3 minutos. Desligue. Separadamente, misture o creme de leite, o leite e os ovos e reserve.

Montagem: Retire a massa do forno e espere esfriar, por uns 5 minutos. Distribua sobre a massa o refogado de cebola com legumes, e despeje por cima a mistura dos leites e ovos. Leve novamente ao forno por aproximadamente 10 minutos, ou até a superfície dourar.