Molho branco – fácil de fazer e muito saboroso

molho branco

molho branco

Um verdadeiro clássico! O bechamel, ou como chamamos por aqui, molho branco, é uma delícia e vai muito bem com as preparações de inverno.

Serve para gratinar, fazer massas, base para outros molhos, para servir sobre uma carne ou aquilo que sua imaginação inventar. Ele é bom e ponto final.

Porém, algumas pessoas encontram uma certa dificuldade na hora de preparar molho branco e sim, ele requer um pouquinho de atenção no início, pois como vai farinha de trigo, ele pode empelotar ou ficar grosso demais.

Mas como por aqui a gente sempre descomplica as coisas, é só você seguir o passo a passo direitinho, que não tem erro! E como sempre falamos, cozinhar é uma arte, e toda arte melhora com a repetição.

Quanto mais você repetir a mesma receita, melhores resultados terá, e vai ganhando autoconfiança para se aventurar por outros caminhos da culinária.

Então vamos lá?

Molho Branco

Ingredientes:

500 ml de leite integral

100 gramas de farinha de trigo

100 gramas de manteiga

1 colher de chá de alho em pó

uma folha de louro

noz moscada ralada na hora

sal a gosto

pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparo:

 Comece aquecendo o leite, e coloque a folha de louro para ferver junto, após levantar fervura desligue e reserve. Em uma panela, coloque a manteiga em fogo baixo para derreter, quando estiver bem derretida acrescente a farinha aos poucos e vá mexendo rápido com a ajuda de um fouet. Note que vai formar uma espécie de “farofa”, que irá desgrudar do fundo da panela… então continue mexendo por uns 3 minutinhos (mas tome cuidado para não queimar) e comece a acrescentar aos poucos o leite. Nunca pare de mexer enquanto estiver adicionando o leite, para não criar grumos e empelotar o molho branco. O molho vai começar a ferver e ficar na consistência desejada, então agregue o alho em pó, a noz moscada ralada na hora (a gosto) o sal e a pimenta. Mexa mais um pouco e desligue. Prove, se preciso for, acerte o sal.

Se quiser, pode dar um toque a mais, acrescentando queijo parmesão, fica uma delícia.

Muito simples, não é mesmo? ????

Se acaso sobrar molho e você guardar na geladeira, verá que após o resfriamento ele fica mais consistente, então é só colocar na panela novamente e ferver com mais um pouquinho de leite, até ficar no ponto que você prefere.

Compartilhe com seus amigos essa receita deliciosa, vai que eles te convidam para um jantar especial? 😉

Leia também: “Bolo de chocolate com apenas 1 ovo”. Clique AQUI.

Deixe seu Comentário