Alimentos que fortalecem a imunidade, foco na saúde – top 10

alimentos para a imunidade

alimentos para a imunidade

Em tempos de COVID-19 o melhor que podemos fazer é fortalecer nosso organismo contra toda forma de doença. A gripe, por si só, já é terrível e faz muitas vítimas ao redor do mundo, como se isso não bastasse, lá vem esse vírus novo e deixa todo mundo assim, em pânico. Já que não possui um tratamento específico, tudo o que podemos fazer é nos alimentar corretamente com alimentos que fortalecem a imunidade.

Alimentos que  nos forneçam o essencial como vitaminas e fibras, que nos façam bem de dentro para fora.

Ao atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais, você já garante uma defesa melhor para o seu organismo.

Foi pensando no nosso bem estar, que preparamos esse top 10 de alimentos que fortalecem a imunidade. Se eu fosse você já fazia a lista, anote aí:

Alimentos que fortalecem a imunidade -Top 10

 

1 – Frutas Cítricas

Frutas cítricas, como laranja, acerola, abacaxi, acerola, ameixa, amora, caju, cidra, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, laranja, lima, limão, marmelo, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina e uva, são ricos em vitamina C e são antioxidantes.

2 – Vegetais verde escuro

Alimentos como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e a carne de fígado.

3 – Gengibre

Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo. É um poderoso alimento que aumenta a imunidade.

4 – Alho

O alho, além de trazer um sabor delicioso para os mais diversos pratos, reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Inclusive, o alho pode ser consumido junto a antibióticos. Por ser rico em vitamina A, C e E, alho é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico.

5 – Cebola

A cebola é rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, como a alicina, que ainda reduz o risco de alguns tipos de câncer, como o de boca, laringe, esôfago, cólon, mamas, ovário e rins. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.

6 – Castanha-do-pará

Contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.

7 – Peixe

Principalmente os peixes como salmão, arenque, sardinha, atum, truta, são ricos em ômega 3, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.

8 – Pimenta

A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

9 – Batata Yacon

Por agir estimulando o crescimento da flora intestinal benéfica, a batata yacon é efetiva no extermínio de bactérias que entram em nosso organismo por meio da alimentação. Assim, o desenvolvimento da flora intestinal proporcionado pela batata yacon ajuda diretamente na prevenção de doenças e no fortalecimento da imunidade.

10 – Iogurte

Ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal – chamadas probióticos. Elas são verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias “ruins”. Esses microrganismos contribuem para aumentar a imunidade. O intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas. É um alimento para imunidade e para saúde.

Gostou? Agora que você já sabe quais alimentos podem auxiliar a sua imunidade, compartilhe o post com que você ama 😉

Leia também:  Alimentos termogênicos para auxiliar na dieta – top 10. Clique AQUI.

Deixe seu Comentário