Sopa de Inhame com um toque de Curry

sopa de inhame

sopa de inhame

Eu confesso que não acreditava que esta sopa de inhame pudesse ser TÃO boa. Sou completamente apaixonada por sopas, elas são leves, fáceis de fazer, além de auxiliar na dieta da gente 😀 Eu garanto inhame é BOOOOM!

O inhame é cultivado em áreas tropicais. No Brasil, a região Nordeste é a maior produtora e também consumidora. Em geral, é um alimento muito consumido na América Latina, em ilhas banhadas pelo oceano Pacífico e no continente asiático. Na África Central, principalmente para os nigerianos, é considerado um item básico da dieta. Os tubérculos também são utilizados para fins medicinais: de algumas espécies, pode-se extrair a diosgenina, um fitoesterol de grande interesse da indústria farmacêutica. Através do método de Merker, a diosgenina é convertida em progesterona, que por sua vez é utilizada na produção de pílulas anticoncepcionais.

Inhame e suas propriedades:

Cada 100 g de inhame cozido fornecem 118 calorias, na sua maioria proveniente de carboidratos, cerca de 28 g. Encontramos também 1,5 g de proteína, 3,9 g de fibras e uma quantidade insignificante de gordura (0,2g). Os tubérculos são uma excelente fonte de fibras solúveis e seus carboidratos são complexos. Eles apresentam um pouco de vitamina A e betacaroteno, quantidades significativas de vitamina C e são ricos em vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina e ácido fólico). Com relação aos minerais, possuem potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre.

Muitas das propriedades medicinais do inhame são decorrentes ação da diosgenina em nosso organismo. Os tubérculos também apresentam uma atividade antioxidante.  (FONTE R7.COM)

Agora que você aprendeu um pouco sobre os benefícios desse tubérculo tão poderoso, vamos à receita?

Essa sopa de inhame é muito simples:

Ingredientes

300 gramas de inhame descascado e cortado em cubos

1 colher de chá de curry em pó

1/2 cebola cortada em cubos

2 dentes de alho

1 maço pequeno de salsinha

1 copo do líquido do cozimento

sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: 

Primeiro você precisa cozinhar o inhame até que ele fique bem macio, vai demorar  mais ou menos uns 15 minutos. Reserve. Em uma panela refoque a cebola com o alho, e adicione o inhame para refogar junto e absorver todo o sabor. Agora transfira para um liquidificador o inhame com a água do cozimento, a salsinha e o curry, bata até obter um creme liso. Se o liquidificador não der conta, agregue um pouco mais de água e bata aos poucos.

Agora leve pra panela de novo, em fogo baixo e cozinhe por mais 3 minutos. Acerte o sal e a pimenta e pronto! Sua sopa de inhame está saborosa, nutritiva e disponível para ser saboreada!!!!

Conheça também nossa receitinha de sopa creme de batata clicando AQUI.