Compota de frutas reaproveitadas

É comum, que na ceia de Natal e de Ano Novo, as pessoas montem um belo prato com frutas variadas, pra ajudar na decoração da mesa. Eu diria que é até uma espécie de “tradição”.

Porém, vamos ser sinceros, em meio à tanta comida gostosa, que geralmente são servidas nessas datas, praticamente ninguém come frutas, é ou não é?

Aí o que acontece? No dia seguinte, tem aquele monte de frutas indo pra geladeira, e já que tem chocolate e panetone pra todo o lado, as frutas vão ficando esquecidas novamente.

E já que a minha filosofia é nunca desperdiçar nada, fiquei pensando o que fazer com as frutas que sobraram, comecei a pesquisar e me inspirei em uma receita da inspiradora Rita Lobo, foi então que essa compota surgiu.

Sem mais delongas, veja como é fácil fazer essa compota:

Ingredientes:

2 maçãs (com casca) cortadas em cubinhos

2 pêssegos ( descascados ) cortados em cubinhos

100 gramas de uvas passas brancas

suco de 1 limão taiti

1/2 xícara de açúcar

canela em pó

Modo de fazer: 

Em uma panela junte todos os ingredientes, misture bem e leve ao fogo baixo. As frutas vão começar a soltar seu líquido , e irão cozinhar aos poucos. Tampe a panela e mexa de vez em quando. Cuide para que a água que sai das frutas não seque totalmente, pois poderá queimar facilmente se isso acontecer. Por isso, de vez em quando, vá adicionando água, e mexendo, até que as frutas estejam totalmente cozidas. Esse processo leva em torno de 30 minutos.

Pronto. Você pode servir quente ou frio. Na geladeira essa compota dura até 15 dias.

Dica: sirva quente, acompanhada de uma bola de sorvete de creme.